Resenha: Procurando Gobi

postado em: Resenha | 0
Essa baixinha não é mole, não! (foto: Instagram @findinggobi)

Eu gosto de me emocionar. E quando a história é verdadeira, a chance disso acontecer é muito maior. Então, dificilmente dispenso a leitura de uma obra que se presta a contar uma história real.

Procurando Gobi é um livro em que o autor narra um fato da própria vida. Dion Leonard é um ultramaratonista que viaja o mundo, quase sempre com a esposa, em busca da aventura de percorrer longas distâncias nos mais desafiadores terrenos, sob os mais diversos climas. 

Capa do livro no Brasil

Embora não seja essa sua profissão, não se pode dizer que ele é um amador. Ele leva a corrida tão a sério que criou em sua casa uma sala específica para seus treinos, onde ele não apenas corre numa esteira, mas submete seu corpo a temperaturas penosas ao corpo humano. Tudo para simular condições pelas quais passará em maratonas.

Uma das competições levou Dion à China.

Em certo dia de prova, aparece uma cachorrinha entre os atletas. Baixinha, ela se vira bem em meio a tantas pernas longas se movendo em sua volta. Dion se pergunta então se ela pertence a alguém ali. Mas ninguém a conhece. 

Dion continuou correndo com sua parceira (foto: Instagram @findinggobi)

Os dias passam, a cachorrinha continua a perambular entre os corredores sem cerimônia. Até que resolve seguir Dion em sua empreitada. De início, ele estranha e tenta não se deixar distrair pela situação. Mas chega uma hora em que é impossível ignorar a persistência e ousadia daquela simpática peluda.

Gobi ganhou uma irmã gata (foto: Instagram @findinggobi)

Dion passa a ter uma parceira de corrida, com quem compartilha subidas e descidas, água e comida. Partes do trajeto a agora já nomeada Gobi – em homenagem ao deserto onde ocorre a corrida – faz de carro, com a equipe da organização do evento. Mesmo assim, surpreende a capacidade daquela cachorra, de pequeno porte, diga-se de passagem, enfrentar tamanho desafio.

Uma história inspiradora Dion vem escrevendo ao lado de Gobi! (foto: Instagram @findinggobi)

Que resistência incrível! A história é impressionante, em parte, por isso. Mas, para além do feito do Gobi, a luta de Dion para ficar com a viralatinha emociona. Foi um empenho à altura da brilhante habilidade de maratonista dela.

Um dia, ela desaparece numa cidade chinesa extremamente populosa. A partir daí, Dion inicia outra maratona – dessa vez, diferente das que ele está acostumado – para reencontrar a cachorrinha que o conquistou e para poder levá-la para casa.

Uma história de perseverança e fé para levarmos conosco!

Contracapa do livro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *