Se você tem um cachorro em casa, já deve saber que passear diariamente com ele é condição imprescindível para o bem-estar dele. O passeio é essencial na rotina do cão tanto para sua saúde física quanto para sua saúde mental.
E passear vai muito além daquela saidinha para ele fazer as necessidades. Se seu cachorro é daqueles que só fazem xixi e cocô na rua, significa que você precisa sair com ele várias vezes por dia. Mas, pelo menos, uma dessas vezes deve ser um passeio de verdade. Isto é, um passeio cujo objetivo seja fazer seu cão colocar comportamentos naturais em prática, não só fazer xixi e cocô.
Então, vamos lá, para que este passeio seja de qualidade para o cão e cumpra o objetivo, ele precisa seguir 5 princípios básicos, e é você, tutor(a), o responsável por proporcionar isso.
Continue lendo.
1 – Deixe seu cachorro farejar
O faro dos cães é poderosamente aguçado e está para eles assim como a visão está para nós, humanos. Portanto, é através do focinho que eles conhecem o mundo.
Permita que seu cão fareje pelo caminho. O chão, o mato, o xixi e o cocô de outros cães. Isso mesmo, cachorro cheira excremento de outros animais. Apesar de ser nojento para nós, para eles, isso é normal e natural.
Aliás, cheirando o xixi e o cocô de outros cachorros, seu cão consegue informações preciosas de quem passou por ali: macho ou fêmea, idade, doente ou saudável, castrado ou inteiro etc. É por isso que dizemos que tal comportamento é a rede social dos cães, é como eles trocam mensagens.
Isso leva ao próximo princípio.
2 – Fazer xixi e cocô
Assim como o cachorro “pega” informações dos outros, ele também deve deixar as dele para os aumigos.
É claro que, no passeio em si, não há como você fazer com que seu cão faça xixi e cocô, mas você pode não impedi-lo disso, por exemplo, puxando-o na guia sem deixá-lo parar para marcar território. E marcar território é comportamento natural e sinal de relaxamento, indicando que o passeio está bom. E, ao contrário do que muitos pensam, as fêmeas também marcam território, não só os machos.
Portanto, se o seu cachorro fizer xixi e cocô durante o passeio, pode comemorar, pois significa que ele está confortável o bastante para satisfazer essa necessidade.
3 – Use uma guia longa
Usar uma guia mais longa que as tradicionais possibilita que seu cão vá mais longe e, ainda assim, permaneça seguro. Isso dá mais liberdade para ele explorar, indo no ritmo dele. Além disso, a guia não fica tensionada, e as chances de o cão puxá-la são menores.
4 – Escolha um lugar calmo
Morando nas áreas urbanas, essa tarefa fica quase impossível, não é mesmo? Se você não conseguir passear com seu cachorro num local com pouco ou nenhum movimento de pessoas, carros e outros cães, busque passear num horário mais silencioso e sem agito – quanto mais cedo, melhor.
Muito barulho, pessoas passando a todo momento, cachorros se aproximando podem estressar seu cão ou, no mínimo, dificultar seu processo de apreciar o momento e relaxar. Com isso, em vez de relaxado, seu cachorro pode voltar para casa mais estressado.
Mas isso vai do perfil do cão. Se o seu já está habituado a um local movimentado, tudo bem. Ah, e não deixe de passear com ele só por não ter locais calmos por perto.
5 – Respeite o ritmo do cachorro
Parece óbvio, mas é preciso dizer: o passeio é do cachorro. Deixe seu cachorro andar na velocidade dele. Deixe-o parar para cheirar, para sentir a brisa, para sentar. Deixe-o rolar no chão ou na grama. Deixe-o correr.
No início, confesso que eu ficava impaciente nos passeios com Moa, minha cachorrinha. Ela caminha bem devagar e faz muitas paradas. Eu não conseguia entender. Pensava que ela não gostava de passear e acabava nem saindo todos os dias. Hoje, faço absolutamente tudo no tempo dela.
Também esteja atento para o sinal de que o passeio já pode acabar. Ele reduziu o ritmo? Está farejando menos? Está mais ofegante? Está fazendo o caminho de volta para casa?
Se você respondeu sim para algumas dessas perguntas, pode finalizar o passeio, que provavelmente seu cachorro está satisfeito.
Dica extra
Se você tem mais de um cachorro, o ideal é que cada um tenha seu passeio individual, pois quando dois (ou mais) cães passeiam juntos, não tem como cada um fazer o que lhe interessa mais; um sempre se submeterá à vontade do outro.
Consequência
Lembre-se: seguindo esses princípios, você permitirá que seu cachorro aproveite ao máximo o passeio e colha todos os benefícios dele. Cachorro relaxado é cachorro saudável e feliz!
Agora me conte: você faz passeios diários com seu cachorro? Deixa ele se expressar?
Deixe um comentário